Prancha resumo dos trabalhos do semestre.
Blog destinado à divulgação dos trabalhos da disciplina Oficina I do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSJ.
14 de dezembro de 2011
Cotidiano
Caminhos Urbanos
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWtDeM_KDyoPSn4oxUpiQ5P-ng46BpU2Ki8nW9oqkpd6qN7Sf4-7cuOo9TbcT1T0BoQjCJBBldlkK6ZyaFFhjSYxN-DJb6_TrQSFeycardhK6wS5UqNg3R6XIXFiElfJ0dR1GPNLEuTNMg/s320/caminhos+urbanos+-+fundo.jpg)
Com o tema escolhido, produzi o design dos convites e cartazes. Para complementar esse trabalho, escolhemos como símbolo do evento o desenho de linha única de Arthur Coelho, amigo querido, da praça. Este desenho foi realizado numa aula externa de Oficina I.
Abaixo segue o release do evento:
Caminhos Urbanos é o resultado de interferências físicas projetadas sobre um espaço urbano-público específico. Esse exercício de modificar um espaço construído levando em conta as características do local, a relação das pessoas com o meio, as formas existentes e as inventadas promove transformação socioespacial, redefine funções e significados, altera os usos do ambiente e acrescenta novas maneiras de apropriação do espaço pela população. Caminhos Urbanos é uma intervenção artística que não causará impacto permanente no espaço.
Essa será a V Intervenção no Espaço Público promovida pela Universidade Federal de São João del-Rei, por meio do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas – DAUAP. O evento faz parte das atividades didáticas do curso Arquitetura e Urbanismo, sob a orientação dos professores Rafael Silva Brandão e Gedley Belchior Braga.
A intervenção realizada pelos alunos do I período do curso, na disciplina Oficina I, será efêmera, assim, as estruturas utilizadas serão temporárias, podendo ser visitadas por apenas algumas horas. Caminhos Urbanos ocorrerá na terça-feira, dia 22 de novembro de 2011, entre as 16h e as 21h, na Praça Barão de Itambé, próximo ao Alto das Mercês. Nos anos anteriores, essa atividade foi realizada no Solar da Baronesa, na Praça Carlos Gomes, no Largo da Cruz e na Rua da Cachaça.
Contato:
Alice Dias
Objeto Interativo
A proposta foi apresentada: criar um objeto que as pessoas possam modificar, criando assim novos sub-objetos. O grupo - Mari, Fernanda e eu - planejamos um objeto totalmente modificável.
Toquinhos de madeira e ferros de alvenaria que se encaixam formando estruturas variadas para sustentar bolinhas de plástico que são presas por elásticos coloridos. Um jogo de tensão e equilíbrio com uma pitadinha de perigo.
Toquinhos de madeira e ferros de alvenaria que se encaixam formando estruturas variadas para sustentar bolinhas de plástico que são presas por elásticos coloridos. Um jogo de tensão e equilíbrio com uma pitadinha de perigo.
Estruturas
Estruturas montadas com uma folha única - corte e dobra, com folhas variadas - corte e dobra com encaixe, com folhas livre - corte e dobra podendo utilizar cola, estrutura com superfície, estrutura livre e estrutura interativa. Ao projetar e construir os objetos era necessário pensar na escala, proporção, equilíbrio, harmonia, estabilidade, economia e na forma criativa. O resultado foram 14 estruturas diferentes, mas com alguma relação entre elas.
Assinar:
Postagens (Atom)